FORMAÇÃO E PESQUISA
“Promover a educação para a cultura
através de ações formativas e informativas, com vistas à participação de
indivíduos e grupos no processo cultural” (Lei Municipal 6.099/88, Art. 3°,
inc. II)
Para
atender à crescente demanda por profissionais qualificados e especializados no
setor cultural, fomentando o desenvolvimento econômico e cultural da cidade, é
necessário investir na capacitação profissional de artistas, técnicos,
empreendedores e gestores, dos setores público e privado, nas diversas áreas
culturais. Por outro lado, os direitos de acesso e participação na cultura,
estebelecidos na Constituição Federal, dependem para sua efetivação de um
intenso esforço para a formação de públicos, pelo estímulo à prática artística,
o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural, desde a idade escolar
até os adultos.
Objetivo Geral 6. FOMENTAR A FORMAÇÃO CULTURAL NO ÂMBITO DAS FORMAÇÕES ARTÍSTICA E TÉCNICA PROFISSIONAL
Objetivo específico 6.1. Capacitar profissionais na área cultural
Ações:
6.1.1
FORMAR
profissionais para gestão compartilhada dos espaços culturais descentralizados.
6.1.2
PROMOVER
a formação profissional nas diversas áreas, investindo na remuneração,
valorização do trabalho, geração de renda e orientando para a captação dos
recursos. (GT)
6.1.3
CAPACITAR
e VALORIZAR os oficineiros culturais contratados pela SMC.
6.1.4 CRIAR
centros de formação técnica nos diversos setores artístico-culturais. (GT, segmento
audiovisual)
6.1.5
Oferecer cursos profissionalizantes para
trabalhadores do Carnaval.
6.1.6
OFERECER
capacitação de pessoas nas comunidades como brinquedistas e contadores de
histórias, com a produção de material pedagógico.
6.1.7
PROMOVER
cursos de empreendedorismo, em especial para estudantes das diferentes regiões,
em diversas linguagens artísticas. (GT)
6.1.8
OFERECER
capacitação profissional em audiovisual para adultos e jovens em todas as
regiões.
6.1.9 CRIAR
a Escola Pública Técnica do Audiovisual. (segmento audiovisual)
6.1.10
PROMOVER
cursos para formação cultural e profissional dos músicos.
6.1.11
OFERECER
cursos de programação visual, artes gráficas (produção de convites, folders,
cartazes) nos telecentros.
6.1.12
FORMAR
profissionais para atuar como monitores dentro dos telecentros
6.1.13
APOIAR iniciativas
para criação das universidades do carnaval e da tradição gaúcha
6.1.14
CRIAR
um centro cenotécnico para formação em tecnologia cênica, em iluminação,
sonorização, cenografia e figurino.
6.1.15
CAPACITAR agentes culturais com o intuito de
criar multiplicadores para atuarem nas diversas regiões da cidade. (Região
Cristal, Região Humaitá)
6.1.16
CRIAR e
incentivar financeiramente a rede de ensino de artes nos pontos de cultura e
nas escolas, para qualificar agentes culturais e artistas com vistas a formar
multiplicadores de ações culturais e educativas.
6.1.17
CRIAR
fundos de investimento ou utilizar os existentes com vistas a promover a
capacitação de profissionais e trabalhadores da arte.
6.1.18
CRIAR a Escola Técnica Municipal de Cultura,
em convênio com o Ministério da Cultura, em nível profissionalizante, no
intuito de formar cidadãos atuantes nas áreas das artes abrangendo várias
linguagens artísticas, com intuito de profissionalizar e multiplicar através de
seus alunos o conhecimento das artes. Para isso se faz necessária a elaboração
de um currículo para a formação e capacitação em todas as áreas. Criar espaço
físico adequado com seleção e recrutamento de pessoal capacitado para docência.
(Região Cristal, Região Humaitá)
6.1.19
CONTEMPLAR
apresentações oriundas das oficinas da descentralização da cultura nos
principais eventos culturais públicos
6.1.20
ESTABELECER
convênios entre os espaços culturais existentes e os cursos de formação
profissional nas áreas técnicas que dão suporte às artes.
6.1.21
ASSEGURAR
que todas as propostas de criação de espaços culturais contemplem a formação
profissional nas áreas técnicas que dão suporte às artes.
6.1.22
PERMITIR a participação da Ordem dos Músicos
do Brasil-RS na formação e qualificação dos professores dessa área. (segmento
música)
6.1.23
AMPLIAR a oferta de oficinas de artesanato,
com espaço físico adequado e acessibilidade. (segmento audiovisual)
Objetivo específico 6.2. Promover a formação artística
Ações:
6.2. 1.
REALIZAR oficinas para os trabalhadores das
unidades de triagem e catadores, nas diversas linguagens artísticas. (Região
Centro)
6.2. 2.
CRIAR
cursos de formação, capacitação, conscientização e preservação das culturas
populares nas escolas no formato de EaD.
6.2. 3.
CRIAR
oficina de design gráfico para desenvolvimento de projetos culturais e de artes
visuais.
6.2. 4.
AMPLIAR
os recursos para o Edital de bolsas de intercâmbio individual e coletivo, bem
como de criação, formação e pesquisa do FUMPROARTE (“Décio Freitas”).
6.2. 5.
AMPLIAR
cursos sobre o edital e a apresentação de projetos através do site do
Fumproarte.
6.2. 6.
CRIAR
cursos para qualificação dos integrantes de Comissão de Avaliação e Seleção
(CAS) do FUMPROARTE.
6.2. 7.
CAPACITAR
alunos da rede municipal por meio de intercâmbio cultural, promovendo a
aprendizagem lúdica, nas diversas áreas artísticas, relacionando-as com os
conteúdos do ensino formal.
6.2. 8.
CRIAR, EQUIPAR e
MANTER a Escola Pública Municipal Integral de Dança, ligada à rede do ensino
público infantil, fundamental e médio, em sede própria e adequada para suas
funções e ações, com direção, administração, docentes e técnicos admitidos por
concurso público específico e gestão compartilhada entre sociedade civil e
governo. (Região Norte, Região Eixo Baltazar, Fundações e entidades)
Objetivo específico 6.3. Promover a formação cidadã cultural
Ações:
6.3.1
PROMOVER
a educação cultural pela transversalidade patrimonial e ambiental.
6.3.2
CAPACITAR
educandos e educadores no estudo de conteúdos e culturas populares e regionais.
6.3.3
CAPACITAR
os mediadores de leitura para produção de livros artesanais como resultado das
oficinas de leitura e desenho.
6.3.4
PROMOVER
oficinas práticas, teóricas e debates públicos nas comunidades, visando à
socialização dos códigos da cultura erudita.
6.3.5
CUMPRIR
as leis federais 10.639/2003 (ensino da cultura afro-brasileira) e 11.645/2008,
que incluem “no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da
temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, oferecendo capacitação
aos educadores sobre esses conteúdos.
6.3.6 INCLUIR no currículo do ensino básico o
ensino de linguagem audiovisual, garantindo a manutenção e ampliação do
programa de alfabetização audiovisual e do Festival Escolar de Cinema.
6.3.7
REALIZAR
oficinas de audiovisual e outras linguagens para capacitação de povos
indígenas, comunidades tradicionais (quilombolas, extrativistas, ribeirinhos
entre outros) e coletivos urbanos (moradores de rua, catadores de recicláveis),
com foco na geração de renda. (GT)
6.3.8
REALIZAR
palestras sobre literatura e oficinas de escrita criativa em escolas.
6.3.9
CRIAR
concursos, nas escolas, nas diversas modalidades do tradicionalismo, linguagens
artísticas e manifestações populares e regionais, com premiação.
6.3.10
GARANTIR
a aplicação da Lei Federal 11.769/2008 que “altera a Lei de Diretrizes e Bases
da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na
educação básica”; Lei Estadual 13.669/2011; e Ordem de Serviço nº 2 de
15/2/2008, que determina “a criação de Centros Musicais, divididos em 8 (oito)
núcleos que deverão atender todas as escolas da Rede Municipal de Ensino”.
6.3.11
INTRODUZIR
nos currículos dos cursos de cultura gaúcha, o conhecimento da Convenção sobre
a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.
6.3.12
OFERECER
formação em políticas públicas, cidadania e direitos humanos.
6.3.13
CRIAR
laboratórios de novas tecnologias de informação e comunicação nas escolas da
rede pública municipal.
6.3.14
PROMOVER
espaço e condições adequadas para o ensino de dança nas escolas municipais.
6.3.15
GARANTIR
a inclusão, no currículo escolar do município, dos temas da livre orientação
sexual e violência contra a mulher (Lei Maria da Penha).
6.3.16
REALIZAR
oficinas de politização e direitos humanos nas unidades de triagem para
catadores, trabalhando em parcerias com a FASC, DMLU e SMDH.
6.3.17
CRIAR ateliers
comunitários (tendo como modelo o Atelier Livre de Artes Plásticas),
conveniados à Secretaria da Cultura, a partir da demanda específica das
regiões. (Região Centro)
6.3.18
CRIAR Núcleo Experimental de produção de imagens
nas comunidades que demandem essas oficinas (fotografia e vídeo)
6.3.19
EXPANDIR a oficina de chimarrão, com ação compartilhada entre a Secretaria Municipal
da Cultura e 1ª Região Tradicionalista do MTG.
6.3.20
GARANTIR
a realização de oficinas de Capoeira nas 17 regiões, assegurando que as
oficinas proporcionem resgate cultural histórico e afirmação da identidade do
povo negro.
6.3.21
INSTRUMENTALIZAR
as Oficinas de Fotografia e Vídeo.
6.3.22
PROMOVER
oficinas de incentivo à leitura nas regiões.
6.3.23
CONTEMPLAR
todas as modalidades musicais nas oficinas da descentralização, estendendo a
sua realização ao longo de todo o ano.
6.3.24
APOIAR
a realização de oficinas do FestiPoA Literária nas diversas regiões.
6.3.25
AMPLIAR
e FORTALECER as oficinas de hip-hop e outras danças urbanas nas escolas e
em todos os espaços culturais, priorizando as periferias.
6.3.26
AMPLIAR
as atividades dos Campeonatos, batalhas de B-boying, B-girl e freestyle Hip-Hop
dance (onde acorrem debates e aulas de dança gratuitas), com participação de
dançarinos locais e convidados.
6.3.27
CRIAR
oficina de fabricação de instrumentos musicais nas diversas regiões.
6.3.28
CRIAR
oficinas, palestras, exposições, cursos, concursos e demonstrações populares
nos eventos como Terno de Reis, Cavalhadas, Maçambiques, etc.
6.3.29
CRIAR
um programa de prevenção ao consumo de drogas, através da formação em
audiovisual.
6.3.30
CRIAR o programa Jornada Cultural nas
escolas, com dotação orçamentária, para estimular a prática das artes e a
demanda pela cultura nas comunidades, por intermédio das comissões de cultura.
(segmento audiovisual)
6.3.31
Estabelecer
convênio com a FASC para proporcionar oficinas de cultura para os educandos de
todos os SASE.
6.3.32
CRIAR
espaços abertos, ampliando e instrumentalizando os já existentes, para
debates permanentes em dança, com
periodicidade bianual, para pensá-la como estrutura de formação pedagógica,
curricular, formação e capacitação de docentes.
6.3.33
Implantação de espaço para oficinas de arte em
todos os galpões de reciclagem, consultando o Fórum de Catadores de Porto
Alegre onde existe uma imensa quantidade de material que não tem valor no
mercado tradicional de reciclagem mas de grande importância e valor no mercado
da arte e do artesanato. Materiais para reuso, restauração e transformação.
Objetivo Específico
6.4. Estimular as pesquisas e publicações na área artístico-cultural.
6.4. 1.
REALIZAR,
em parceria com organizações da sociedade civil, publicações sobre os temas Gênero, Raça, Etnia, Diversidade
Sexual e Educação não-sexista.
6.4. 2.
CRIAR
um catálogo dos espetáculos locais de dança, circo e teatro.
6.4. 3.
ESTIMULAR e INCENTIVAR a produção de jornais
e revistas de rua (street papers) por
e para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em todas as regiões, em
cooperação com entidades da sociedade civil, coletivos e movimentos sociais
formais e informais, com foco na politização, mobilização, geração de trabalho
e renda, cidadania e direitos humanos. (Fundações e entidades)
6.4. 4.
ESTIMULAR
e REALIZAR publicações de livros de literatura e poesia como consequência das
ações realizadas nas oficinas de literatura da Descentralização da Cultura da
SMC.
6.4. 5.
ESTIMULAR a produção de impressos culturais
privilegiando iniciativas independentes que contribuam para a regionalização e
a promoção da diversidade e visibilidade de coletivos e movimentos sociais não
formais. (segmento audiovisual)
6.4. 6.
CRIAR
concursos, prêmios e publicações de pesquisas. (GT)
6.4. 7.
APOIAR
e GARANTIR ações de formação e pesquisa em dança.
6.4. 8.
ESTABELECER
convênio com entidades previamente cadastradas na Prefeitura para obtenção de
verbas de auxílio de transporte, alimentação e materiais para oficineiros
voluntários que trabalham nas comunidades carentes da cidade.
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